Topo

Onde estão as bandas de heavy metal?

Combate Rock

05/07/2015 19h51

Vítor Rodrigues – publicado originalmente no blog The Metal Voodoopriest*

Na época do booom do metal melódico, muitas bandas surgiram com trabalhos muito bons. O mesmo aconteceu com o black metal, mas, com o passar dos anos, infelizmente a grande maioria delas não existem mais.

Fatores não faltam para elucidar essa extinção em massa. Mas uma coisa que me chamou, e ainda me chama a atenção, é a escassez enorme de bandas brasileiras que fazem heavy metal.

Conversando com o meu grande amigo Ricardo Batalha, ele me disse uma coisa muito interessante: "Aqui no Brasil, heavy metal é speed metal." E eu concordo.

Faz tempo que não vejo, e ouço, bandas genuinamente heavy metal com uma sonoridade mais voltada ao Judas Priest, Running Wild, Accept, com bases de guitarra estilo "serrote" – valeu Batalha – e com um vocalista com um timbre agressivo porém afinado.

Sei que tudo é Metal, independente se é power, speed ou heavy. Mas falta surgir um representante – ou vários – que consolide um estilo tão amado e cultuado por tantos fãs em todo o mundo.

VOODOOPRIEST-2014a

Banda Voodoopriest: Vitor Rodrigues está ao centro

No Monsters of Rock, tive a oportunidade de assistir bandas dos mais variados estilos. Do metal melódico do Unisonic, passando pelo metal tradicional do Accept e o metal épico do Manowar.

E dessas apresentações, aquela que ficou gravada na minha mente foi justamente do Accept. E me perguntava o porquê de tamanha satisfação em ouvir aquelas músicas, e a partir daquele momento tentei procurar bandas brasileiras que tivessem aquela sonoridade… cadê?!

Posso estar desatualizado, mas verdade seja dita, não existe uma banda genuinamente heavy metal entre as maiores do Brasil. Temos grandes nomes no death metal, no thrash metal, no metal melódico, mas… e no heavy metal puro? O lugar parece estar vago…

P.S. Quem souber de bandas brasileiras genuinamente Heavy Metal, favor enviar os nomes nos comentários.

*Vítor Rodrigues é vocalista da banda brasileira Voodoopriest e integrou por quase 20 anos a banda Torture Squad

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock