Topo

De novo: chega de saudade!

Maurício Gaia

27/05/2015 07h02

Mauricio Gaia

 

Led Zeppelin, ainda como New Yardbirds, em outubro de 1968 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Led Zeppelin, quando ainda importavam (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

 

Atualização das 09:38 – A notícia desta nova reunião do Led Zeppelin foi publicada inicialmente em primeiro de abril, no site TMR Zoo. Em muitos países, tradicionalmente se publicam notícias falsas no Dia da Mentira. Aparentemente, essa foi mais uma.

 

 

Meses atrás, escrevi este post falando sobre uma suposta proposta para reunião do Led Zeppelin. O tempo passou e, pelo andar da carruagem, a banda de Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant se reunirá em 2016, para gravar um novo álbum e fazer uma nova turnê, a princípio nos Estados Unidos e Canadá – embora soe muito esquisito uma empresa de telefonia britânica patrocine shows em um continente onde ela não atua, mas segue o jogo.

Como quase tudo que envolve o Led Zeppelin, com certeza, os números desta provável turnê serão monstruosos, inclusive os preços dos ingressos, que serão disputados a tapas na América do Norte.

Os lucros para os envolvidos também deverão ser grandes, pois a expectativa em ver uma das raríssimas enormes bandas dos 60 e 70 que não estão em atividade há muito tempo (a outra seria uma de Liverpool, que se separou no começo dos 70) é enorme, gerando interesse não só dos velhos fãs como naqueles que sequer haviam nascido quando John Bonham morreu.

Mas se a grana consegue fazer de Led Zeppelin um Lázaro moderno, não impede que vejamos o óbvio: as raríssimas reuniões que aconteceram entre os remanescentes resultaram em shows fracos.  Assim como é impossível para os saudosistas reviverem o Santos de Pelé, parece ser improvável que nesta nova reunião a química que fazia com que o Led Zeppelin fosse o que foi nos anos 70 volte a funcionar nos dias de hoje. Mesmo em jogos ganhos, como foram os encontros no Ahmet Ertegun Tribute Concert, em Londres, em 2007, a coisa não deu muito certo.

A verdade é que, mesmos em arenas e teatros lotados, os novos e velhos fãs poderão ser obrigados a constatar que, ao contrário dos Rolling Stones, que se tornou a melhor banda cover de si mesma, o Led Zeppelin nem isso consiga ser.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock