Topo

Veteranos do UFO mostram boa forma em novo CD

Combate Rock

09/05/2015 21h00

Dum de Lucca – do site Jukebox

Representante da melhor safra do rock pesado inglês, o UFO, fundado em 1969 pelo núcleo Phil Mogg, vocais, o guitarrista Mick Bolton, o baixista Pete Way e o baterista Andy Parker, acaba de lançar seu 22° álbum, "A Conspiracy of Stars".

O trabalho foi gravado, produzido e mixado por Chris Tsangarides (Judas Priest, Thin Lizzy, Gary Moore) e pode ser encontrado como um Digipak (com um pôster e bônus tracks), CD, vinil duplo e download via Steamhammer.

Durante sua longa e bem sucedida trajetória, mesmo não tendo alcançado a popularidade de grupos como Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin, o UFO se manteve firme colocando no mercado discos de qualidade e, consequentemente, mantendo uma horda de fãs fiéis.

Mesmo sofrendo mudanças de formação e mudanças estilísticas ao longo de sua longa carreira, a banda sempre serviu como um refúgio para a musicalidade de qualidade, e "A Conspiracy of Stars" mantem essa reputação.

Confesso que, quando vi o CD em uma loja de Berlin em abril, achei que ouviria uma banda de hard/heavy metal com todos os estereótipos de um grupo veterano que precisa lançar um novo trabalho.

Porém, quando ouvi o CD, ainda em Berlin, percebi que o UFO produziu um álbum com ótimos riffs de guitarras, tambores pesados e muita pegada. Dito isto, o UFO mostra que soube se reinventar de forma consistente. Por exemplo, encontrei solos de guitarras excelentes.

ufoconspiracycd_638

Se eles são semelhantes ao material passado ou não, isso não importa, pois são inspirados, têm criatividade e destreza com a quantidade perfeita. A

nova formação, além de Phil Mogg e Andy Parker, tem o virtuoso guitarrista Vinnie Moore, o baixista Rob De Luca e Paul Raymond nos teclados, guitarra acústica e backing vocais. São onze faixas muito bem estruturadas.

Com produção esmerada, desde a faixa de abertura "The Killing Kid", com seu peso marcante e um batera poderosa, sem perder a musicalidade harmônica da banda, passando pela balada rocker "Ballad Of The Left Hand Gun" com seus riffs dobrados, até a visceral "Messiah of Love", o UFO mostra que está em ótima forma.

O casamento entre o baixo e a bateria é perfeito. E essa é um dos pontos forte de "A Conspiracy Of Stars", mostrando que os membros do grupo são qualificados e experientes o suficiente para saber exatamente o que querem do ponto de vista do ritmo.

Phil Mogg, durante sua carreira, desenvolveu uma certa marca de vocais e manteve esse selo nesse álbum. Ele é o típico cantor rock dos anos 1970, e o mais incrível é que soa da mesma forma como fez em álbuns antigos.

Na verdade, este álbum se encaixa em um seleto grupo de álbuns cujas canções são fundamentalmente a mesma coisa, mas o diferencial é fazer disso um som revigorante e emocionante em todos os sentidos.

Para minha surpresa, o UFO ainda tem muita bala para disparar. Talvez por isso, seus últimos três álbuns obtiveram boas posições nas paradas do Reino Unido. Finalizando, "A Conspiracy of Stars" é um bom álbum para qualquer um que gosta de hard rock direto e metal clássico.

Apesar de não se comparar aos grandes trabalhos da banda, não decepciona os fãs do gênero. Sem efeitos especiais ou surpresas de estúdio, é um disco sólido e convincente.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock