Topo

Shed e Soundscapes tocam no Balaclava Fest, em São Paulo

Combate Rock

23/04/2015 20h29

da equipe Combate Rock

O Centro Cultural São Paulo, da capital, promove neste final de semana o Balaclava Fest, que reúne algumas opções bem interessantes no rock alternativo, do punk e do hardcore. A principal atração é a banda Shed, no sábado, com a participação de Mac MacCaughan.

Fundada em 1997, a banda Shed baseia sua sonoridade no hardcore melódico. No ano seguinte gravou seu primeiro trabalho de forma independente sob o título: "We're the dogs", este trabalho foi muito bem recebido na cena alternativa nacional que estava carente de bandas do gênero que ganhava destaque nos EUA.

Na virada do milênio, os rapazes foram convidados pelo selo "High Light Sounds" para lançar seu segundo trabalho e em outubro, a banda entrou no estúdio "Da Tribo" para gravar as catorze composições das quais doze entraram no CD "Now Available in Stereo" que foi lançado em meados de 2001, após ser masterizado no Washington DC por Ken Olden dos estúdios Monster Island. Um trabalho excelente de qualidade invejável com melodia, simplicidade e peso unidos em um conjunto harmonioso e surpreendente para a época em que foi lançado e ainda hoje considerado um projeto inovador.

Em 2004 Shed lança o álbum de 'Being The Same", logo após com a saída do baixista Gabriel que transferiu-se para os Estados Unidos, levou os rapazes a colocar o projeto desse disco em hiato indefinido; porém depois de constantes idas e vindas e projetos paralelos (e a volta de Gabriel) finalmente o álbum 'Being the Same' é prensado em vinil em 2012 pela Balaclava Records

Além do hardcore melódico californiano a banda tem bastante rock'n'roll nas veias, com uma bateria possante, linha de baixo marcante, guitarras ora pesadas ora melódicas e vocal inconfundível, sem sotaques e vícios de linguagens comuns em bandas que cantam em inglês.

Mac McCaughan, líder do Superchunk, é o convidado especial, e aparece também para divulgar seu primeiro disco solo, "Non-Believers",numa introspecção adolescente do punk rock que vai dar no pós-punk e na new wave até finalmente desaguar no que rotulamos como indie.

No domingo, a atração é brasileira a banda Soundscapes, liderada pelos irmãos Rodrigo e Raphael Carvalho. Surgiu em São Paulo no meio da década passada. Fortemente influenciada por My Bloody Valentine, Jesus & Mary Chain e Teenage Fanclub a banda evidencia um indie noventista revigorado cuja sonoridade é calcada nas guitarras com riffs e alto volume.

O grupo tem dois álbuns gravados "Freestyle Family", de 2008, e "A Lifetime A Minute", lançado no ano passado. Com ótima recepção da crítica e de público o novo álbum rendeu o clipe 'Shooting Star' em alta velocidade e cores desbotadas. Se apresentando por várias cidades brasileiras o Soundscapes vem ao Centro Cultural São Paulo mostrar canções de seus dois discos embalando o público numa viagem sonora com guitarras inebriantes.

Serviço

Dia 25 de abril
Mac MacCaughan e Shed
Balaclava Fest
Sábado: 19 horas
Sala Adoniran Barbosa
621 lugares
Aprox. 90 minutos
Ingressos: R$ 20,00

Dia 26 de abril
The Soundscapes
Balaclava Fest
Domingo: 18 horas
Sala Adoniran Barbosa
621 lugares
Aprox. 90 minutos
Ingressos: R$ 20,00
www.ingressorapido.com.br

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock