Topo

Kiko Loureiro no Megadeth devasta o Angra e pouco acrescenta ao rock BR

Combate Rock

02/04/2015 19h20

Marcelo Moreira

Três semanas atrás o programa de web rádio Combate Rock recebeu nos estúdios da Rádio UOL o baixista Felipe Andreoli, do Angra, que concedeu longa entrevista a respeito do futuro da banda brasileira e do ótimo momento vivido com o lançamento recente do álbum "Secret Garden".

Elogiado no mundo todo, o CD abriu novas e imensas possibilidades à banda brasileira, hoje um dos nomes mais importantes do prog metal, e ainda mais diante da sequência complicada de problemas que enfrentou ao longo de 23 anos, seja com troca de integrantes, seja com desavenças com empresários.

A recente confirmação de Kiko Loureiro como novo guitarrista do Megadeth, em parceria com o Dave Mustaine, o dono da banda, coloca em xeque os planos do Angra para 2015.

Durante a gravação do programa Combate Rock, Andreoli não tocou no assunto, embora os boatos de que Loureiro seia o novo guitarrista do Megadeth fossem fortes. Fora do ar, o baixista até brincou com a boataria, mas evitou estender o assunto.

O blog Combate Rock apurou na semana passada que Kiko Loureiro realmente estava mantendo contatos com o pessoal do Megadeth, até então restrito a Mustaine como guitarrista e vocalista e Dave Ellefson, como baixista.

Havia uma certeza entre amigos do músico brasileiro e de profissionais que tinham estreia com relação com o Angra: Loureiro, que mora em Los Angeles atualmente com a esposa finlandesa a filha, vive a poucos quarteirões de Mustaine e que ao menos participaria de algumas músicas do novo álbum.

Dias depois, as informações começaram a ganhar forma, com a confirmação do baterista Chris Adler e a "suposta definição dos candidatos à vaga de segundo guitarrista".

Um músico importante brasileiro, que pediu para não ser identificado, disse que tinha certeza que Loureiro faria o disco novo inteiro do Megadeth, segundo informações que teria recebido de dentro do estafe do Angra.

Ontem, dia 1º de abril, Rafael Bittencourt, guitarrista e líder do Angra ao lado de Loureiro, passou a tarde desmentindo boatos de que o Angra tinha acabado ou que estava "dando um tempo". Até então, não passava de uma pegadinha de Dia da Mentira no Facebook.

  • Divulgação

    Megadeth publica foto de Kiko Loureiro ao lado de Dave MustaineMegadeth publica foto de Kiko Loureiro ao lado de Dave Mustaine

O empresário do Angra, Paulo Baron, mexicano radicado no Brasil e tono da empresa Top Link, informou à reportagem do UOL que a agenda do Angra para 2015 está mantida, inclusive uma turnê mundial para divulgar "Secret Garden".

O fato é que a nomeação de Kiko Loureiro para o Megadeth colocou uma gigantesca interrogação no futuro do Angra. Seja apenas como guitarrista de estúdio para o novo álbum ou como integrante oficial, do fato, o guitarrista brasileiro sobe de patamar e forçosamente, em um primeiro momento, deixa o Angra em segundo plano.

Qual a importância da entrada de Loureiro para o grupo de Mustaine? Para o brasileiro, é um sonho, sem dúvida, ainda que se concretize tarde demais, de certa forma.

Para o Megadeth, Loureiro será apenas mais um nome a aparecer na biografia da banda, que enfileira Chris Poland, Marty Friedman, Chris Broderick, Al Pitrelli… será somente mais um, ocupando o cargo temporariamente.

Para o rock brasileiro, nada acrescenta, afora talvez o fato de que Loureiro será o primeiro brasileiro de fato a fazer parte, de forma oficial, de uma banda importante do cenário internacional. André Matos no Symfonia, Heitor TP, no Simply Red, Fabrício Ravelli, no Hirax, e alguns outros brasileiros fizeram bonito em outros conjuntos – e agora temos Aquiles Priester na banda alemã Primal Fear.

No Angra, a perda, caso se concretize, será devastadora, já que Bittencourt e Loureiro foram os grandes artífices da sobrevivência do Angra após as saídas traumáticas de André Matos, Luís Mariutti, Ricardo Confessori, Aquiles Priester e Edu Falaschi. O Angra conseguirá superar a saída de um de seus mentores e donos?

Leia mais no UOL clicando aqui.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock