Topo

Joe Bonamassa homenageia Muddy Waters e Howlin' Wolf em novo DVD

Combate Rock

01/04/2015 06h55

Marcelo Moreira

joebona1

O cidadão é um nerd, um workaholic assumido, mas adquiriu uma posição invejável no mercado aos 37 anos de idade: pode fazer o que quiser, com quem quiser, tudo sem dar a menor satisfação. E lança quando achar melhor. O guitarrista norte-americano Joe Bonamassa é de uma competência absurda, e tudo o que toca parece que vira ouro. Desta vez o incansável coloca nas lojas "Muddy Wolf at Red Rocks", fantástico DVD ao vivo.

Menos de um ano depois de lançar o elogiado álbum "Diffrerent Shades of Blue" e um ano e meio depois de cometer o desatino de lançar quatro DVDs duplos com os shows de sua passagem por quatro casas de shows de Londres em 2013, o novo trabalho explicita algo que é muito comentado no meio musical: Bonamassa parece incapaz de gravar e lançar algo ruim.

O novo DVD foi registrado em um lugar bastante especial: o anfiteatro rochoso de Red Rocks, no Colorado, quase no coração dos Estados Unidos, espaço que se tornou icônico depois que o U2 gravou ali, em 1983, o seu primeiro registro ao vivo em áudio e vídeo, "Under a Blood Red Sky".

Inquieto e criativo, o guitarrista revisita algumas de suas principais influências no blues e foca o repertório em músicas que se tornaram hinos nas vozes de Muddy Waters e Howlin' Wolf, dois dos mais aclamados bluesmen de todos os tempos.  Perfeccionista, cuidou de cada detalhe das músicas e de cada arranjo, em um procedimento meticuloso. Para isso, só uma banda de feras poderia ser recrutada.

O astro da bateria Anton Fig volta a trabalhar com Bonamassa, assim como o respeitado tecladista Reese Wynans, que integrou a Double Troube, de Stevie Ray Vaughan. Temporariamente, o fiel baixista Carmine Rojas dá lugar a outra lenda do blues de Chicago, Michael Rhodes. Na gaita, um virtuose do instrumento, Mike Henderson.

Alguns hinos ganham peso e ficaram bem mais encorpados, como "Killing Floor", "How Many More Years" e "Spoonful". Já em "You Shook Me" (clássico de Willie Dixon imortalizado por Waters e também pelo Led Zeppelin e pelo Jeff Beck Group) e "I Can't Be Satisfied" o guitarrista é mais reverente, mas com um feeling impressionante, em especial nos solos. "Double Trouble" e "My Home Is On the Delta" também são imperdíveis.

O final do show é reservado a músicas mais recentes de sua carreira solo, além da indefectível "The Ballad of John Henry", o seu maior sucesso em carreira solo, assim como "Sloe Gin". do álbum novo, "Hey Baby (New Rising Sun)", de Jimi Hendrix, ganha uma versão mais grooveada, enquanto que a bela "Love Ain't a Love Song" soa mais rápida e pesada.

O DVD ainda não tem data para ser lançado no Brasil, mas tudo indica que terá o selo da Voice Music por aqui, a mesma distribuidora dos quatro DVDs duplos gravados em Londres e do mais recente CD de Bonamassa. Que venha logo a versão nacional.

joebona2 joebona3

 

 

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock