Topo

'Bring It All Back Home', de Bob Dylan, faz 50 anos

Combate Rock

30/03/2015 22h05

do site Roque Reverso

bob bringing-it-all-back-home

O dia 22 de março de 2015 marca os 50 anos do álbum "Bringing It All Back Home", do lendário cantor e compositor Bob Dylan. Há nada menos que 5 décadas, o disco serviu como uma espécie de divisor de águas na carreira do norte-americano. Tudo porque foi por meio deste trabalho que Dylan começou a deixar em segundo plano o estilo de música amparado no movimento folk de protesto que havia marcado inicialmente a carreira para entrar de cabeça no rock com letras mais pessoais e introspectivas.

Para muitos, o álbum não apenas trouxe uma alteração radical na carreira de Dylan como também teria mudado o próprio rock n' roll e a cultura pop. O disco foi na época aclamado pela crítica e serviu para o compositor se transformar numa figura ainda mais influente para outras bandas do rock.

"Bringing It All Back Home" é o quinto álbum de Dylan. Foi gravado em Nova York no estúdio da Columbia Records entre os dias 13 e 15 de janeiro de 1965, poucos meses antes de seu lançamento.

O LP original é dividido num Lado A com som elétrico e 11 músicas e um Lado B com som acústico e 4 canções.

No Lado A, duas músicas de destaque são "Subterranean Homesick Blues", que traz um dos clipes mais copiados da história da música, e "Maggie's Farm". No Lado B, "Mr. Tambourine Man" dispensa comentários e é simplesmente uma das músicas mais conhecidas de Dylan.

O disco está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Na época do lançamento, ficou no sexto lugar nas paradas da Billboard e também liderou listas de álbuns do Reino Unido.

Leia mais sobre esse álbum clicando aqui.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock