Topo

Morre Vital Dias, o da moto

Maurício Gaia

03/03/2015 19h53

Vital Dias (Foto: Reprodução/Facebook)

Vital Dias (Foto: Reprodução/Facebook)

Mauricio Gaia

Os Paralamas do Sucesso publicaram no fim da tarde uma nota em seu site informando a morte de Vital Dias, primeiro baterista da banda e inspiração para seu primeiro sucesso, "Vital e Sua Moto". Vital sofria de um câncer e morreu hoje, aos 55 anos, no Rio de Janeiro.

Vital participou da banda até o ano de 1981, quando faltou a uma apresentação da banda em um festival na Universidade Rural do Rio de Janeiro. João Barone assumiu as baquetas naquele dia e tornou-se o baterista desde então.

Logo depois, uma fita demo com a música "Vital e Sua Moto" parou na programação da Fluminense FM, tornando-se o primeiro sucesso da banda e abrindo as portas para outras bandas do Rio de Janeiro na programação daquela que foi uma das pioneiras "rádios rock" do Brasil.

Em 1983, a banda assinou com a gravadora EMI e gravou seu primeiro álbum, Cinema Mudo. "Vital e Sua Moto" ganhou uma nova gravação, que não agradou, assim como o disco em geral, os membros da banda. Um dos principais pontos de discórdia entre banda e gravadora foi a inclusão dos vocais do grupo "Golden Boys" no refrão de "Vital".

Mesmo quase anônimo, Vital Dias tem seu nome registrado na história do rock brasileiro dos últimos 30 anos.

Clique aqui para ouvir "Vital e Sua Moto".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock