Topo

O jazz progressivo e erudito do HoBoLeMa

Combate Rock

28/02/2015 22h09

Marcelo Moreira

Capa de CD pirata da apresentação de Oakland, nos Estados Unidos

Capa de CD pirata da apresentação de Oakland, nos Estados Unidos

Pegue um terço da última formação do King Crimson, adicione um discípulo de Frank Zappa e reverenciado por Jeff Beck e coloque também um guitarrista virtuoso que tocou no Soft Machine. Este é o HoBoLeMa, quarteto de rock progressivo e jazz fusion que faz um instrumental da melhor qualidade.

Não existe nada parecido na atualidade e já tem gente comparando o supergrupo ao Transatlantic, outro quarteto que reúne estrelas do prog e do metal sob a liderança do baterista Mike Portnoy (ex-Dream Theater).

O HoBoLeMa é formado por Allan Holdsworth (guitarra, ex-Soft Machine, UK e Jack Bruce), Terry Bozzio (bateria, ex-Frank Zappa e Jeff Beck), Tony Levin (King Crimson e ex-Anderson, Bruford, Wakeman and Howe) e Pat Mastelotto (percussão, King Crimson).

Cada um é fera em seu instrumento e o que em princípio seria uma série de jam sessions em Nova York se tornou uma banda instrumental com shows concorridos no Japão e na Costa Oeste dos Estados Unidos entre 2011 e 2012. Por enquanto hibernando, não há planos no momento para um retorno, até porque Levin e Mastelotto estão neste momento em turnê com o King Crimson, enquanto Bozzio está copm a agenda lotada por conta de ser um requisitado professor de música e palestrante de workshops.

A improvisação domina o repertório dos shows, tanto que as músicas nem nome tem. Nas poucas peças piratas que aparecem na internet, as músicas aparecem nomeadas como "Improvisation 1″, "Improvisation 2″ e por aí vai.

Não é um caos completo. Os temas têm sempre uma estrutura, que é puxada geralmente por Holdsworth. Levin e Mastelotto são responsáveis por manter, na maior parte do tempo, o tema em questão, sustentando o ritmo, enquanto que Bozzio e o guitarrista exercitam seus virtuosismos jazzísticos. é um tipo de som bem interessante para quem curte música instrumental diferernte.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock