Topo

Black Crowes, o fim de um ciclo

Combate Rock

31/01/2015 21h42

Ricardo Gozzi – do site Roque Reverso

the-black-crowes1

FOTO: DIVULGAÇÃO

A última grande banda de rock'n'roll chegou ao fim. Ou pelo menos a última por ordem cronológica de surgimento. O guitarrista Rich Robinson anunciou à revista norte-americana Rolling Stone o fim do Black Crowes.

Rich é irmão do vocalista Chris Robinson e os desentendimentos entre eles são notórios e históricos. Trabalhar em família não deve ser fácil. Por mais de uma, vez o Black Crowes chegou a dar um tempo por causa das desavenças entre os os dois.

Segundo Rich, o desentendimento derradeiro foi provocado por Chris achar que deveria ganhar mais que os outros e o baterista Steve Gorman – sempre sobra para o baterista – deveria perder o status de membro da banda e tornar-se músico contratado.

Ainda não há uma versão de Chris Robinson para confrontar com a de Rich nem um anúncio oficial do rompimento, mas Black Crowes sem Rich Robinson pode ser qualquer coisa, menos Black Crowes.

Chris Robinson possui uma das melhores vozes da história do rock, mas a criatividade de Rich para compor riffs, ao mesmo tempo enérgicos e repletos de swing, pode ser comparada somente à de outros gigantes da guitarra. Protagonizou prolíferas parceiras nas seis cordas com Jeff Cease, Marc Ford e Audley Freed. A banda, porém, sempre foi um projeto dos irmãos Robinson.

O Black Crowes lançou seu primeiro disco em 1990. "Shake Your Money Maker" é um dos melhores discos de estreia de uma banda de rock que já tive o prazer de ouvir, equivalente nesse sentido a "Appetite for Destruction", do Guns N' Roses, ainda que muito menos badalado.

Dois anos depois veio "The Southern Harmony and Musical Companion", tão bom quanto ou melhor que o primeiro, mas muito mais bem sucedido em termos comerciais. Foi o auge.

A banda continuou se aprimorando ao longo dos anos, ainda que sem alcançar o mesmo sucesso de antes.

"By Your Side" (1999) e "Lions" (2001) são dois discaços. Entre um e outro, o Black Crowes lançou o sensacional "Live at the Greek", derivado de uma apresentação ao vivo com "um tal de" Jimmy Page. Imperdível tanto para quem gosta de Black Crowes quanto para os fãs do Led Zeppelin.

O Black Crowes sai de cena, mas dificilmente cairá no esquecimento.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock