Topo

Estreia dos Stones no Brasil completa 20 anos

Combate Rock

27/01/2015 16h52

Marcelo Moreira

Eles quase tocaram no Brasil em 1975. Seriam dois shows, um no Maracanã e outro no Morumbi, mas os empresários sul-americanos – a turnê envolvia Buenos Aires e Montevidéu – não deram resposta, e o tempo passou. Mick Jagger, 20 anos depois, desmentiu as versões de que os Rolling Stones não quiseram vir ao Brasil. "Eu me lembro que houve consultas, mas depois ninguém mais falou com a gente. Acho que o preço assustou (risos). Se tivessem pago e nos contratado, teríamos vindo muito antes", disse o cantor a uma revista brasileira antes de aportar aqui, em janeiro de 1995.

A turnê  do álbum "Voodoo Lounge" (1994) reparou um erro histórico do quinteto inglês. Frequentadores assíduos do Rio de Janeiro e interior de São Paulo desde 1968, os Stones demoraram para perceber o potencial do público sul-americano e do México, Talvez não houvesse condições estruturais e financeiras para uma visita durante a turnê de 1981-1982, que até então tinha sido a mais lucrativa da história do rock. Antes, então, talvez fosse impossível. Mas por que não vieram durante a "Steel Wheels/Urban Jungle Tour", e 1989 e 1990?

Os Stones que os brasileiros viram pela primeira vez já eram dinossauros dos mais dinossáuricos, já cinquentões e sem baixista – mais velho de todos, Bill Wyman saíra três anos antes, aos 56 anos de idade para virar dono de restaurante. Já estavam bem longe de seu último auge, que foi no lançamento de "Tattoo You", de 1981, que todos os lançamentos subsequentes tenham sido verdadeiros eventos, embora sem os mesmo sucesso que sempre tiveram. Entretanto, mesmo cinquentões, transformaram sua primeira passagem pelo Brasil em algo memorável e inesquecível.

Não se falou em outra coisa por dois meses antes dos fantásticos quatro shows de janeiro de 1995. Nem mesmo a primeira visita de Paul McCartney, alguns anos antes, causou tamanha comoção. E o temporal que desabou no primeiro show, na noite de sexta-feira, não fui suficiente para arrefecer os ânimos: os Rolling Stones arrasaram e fizeram alguns dos melhores shows daquela turnê mundial no estádio do Pacaembu, especialmente o de sábado, o segundo dos quatro. Houve show extra na segunda, em São Paulo, com leve garoa, e foi igualmente magistral.

Dez anos após o Rock in Rio I e quatro depois do Rock in Rio II, o Brasil finalmente ganharia o certificado de local importante – e necessário – para as turn~es mundiais dos grandes nomes do rock e da música popular internacional. Clique aqui para ler reportagem do UOL com os detalhes de toda a passagem dos Stones pelo Brasil em 1995.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock