Topo

30 anos depois, Crucificados pelo Sistema vira filme

Maurício Gaia

07/01/2015 07h23

Crucificados Pelo Sistema, primeiro álbum do Ratos de Porão, tem sua história contada no filme "Ratos de Porão – 30 anos Crucificados Pelo Sistema". Dirigido por Fernando Rick (que já abordou a história do Ratos no filme "Guidable"), o filme reúne a formação que gravou o primeiro álbum de hardcore da América Latina.

 

RDP-inicio

 

Em comemoração aos 30 anos, a formação que gravou o disco se reuniu no ano passado para realizar uma série de shows comemorativos ao lançamento. No filme, João Gordo, Jão, Jabá e Mingau contam diversas histórias, muitas engraçadíssimas, não só da banda e do álbum, mas também abordando o contexto do surgimento (e declínio) do movimento punk em São Paulo.

O filme também conta com depoimentos de outras pessoas significativas do movimento, como Pierre (Cólera), Fábio (Olho Seco), Sandra (Mercenárias), entre outros.

Além do filme, o DVD traz um show dos Ratos de Porão, no Circo Voador, gravado em março do ano passado, com músicas do disco. Como diz João Gordo: "30 anos depois e estamos todos vivos!"

O disco

Crucificados Pelo Sistema entrou para história não só por ser o primeiro LP individual gravado por banda hardcore da América Latina, mas principalmente por condensar em inacreditáveis 19 minutos (e 16 músicas!!) uma fúria inédita até então.

Ao redor do mundo, muitas bandas foram influenciadas por este disco, que teve uma releitura feita pelos Ratos de Porão, em 1999, o Sistemados Pelo Crucifa. Prefira o original.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock