Topo

Viva o Malta!

Combate Rock

20/12/2014 22h00

Henrique Papatella – publicado originalmente em seu perfil no Facebook*

Ouvi o cd 'Supernova', do Malta e achei bem legal. Sempre quando surge uma banda nova, ainda mais tendo sido revelada em um programa de TV, várias discussões e termos vem a tona, tipo: 'É um produto enlatado' ou 'é uma banda comercial' ou 'o som é descartável'… Quando o Kiara Rocks, outra boa banda paulista com estilo semelhante conquistou o direito de se apresentar no palco principal do Rock in Rio, algumas críticas também foram duras. O roqueiro brasileiro me parece mais exigente que o normal…

Desde moleque, quando saía feito louco atrás de publicações sobre minhas bandas preferidas, escuto esse tipo de comentários. Já vi gente execrando o 'Creatures of the night', álbum clássico do Kiss. Logo após o seu lançamento, 'Maior abandonado', um álbum referência do rock brasileiro lançado nos anos 80 pelo Barão Vermelho, recebeu algumas críticas cruéis na época, uma delas dizendo que 'só faltava o Frejat tocar um trombone distorcido', referindo-se a alguns dos riffs de guitarra mais conhecidos de todos os tempos em terras tupiniquins… Lembro-me como se fosse ontem.

O rock não é algo erudito e nem deve ser. O rock sempre veio para romper barreiras e até nisso o trabalho do Malta deve ser valorizado, pois ao contrário de várias outras revelações televisivas, seu som está caindo na 'boca do povo' e quer queiram, quer não, está atraindo a atenção do grande público novamente para o estilo. Quem acompanha o mercado musical com atenção sabe o valor que isso tem.

Scarcéus (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Scarcéus: Henrique Papatella é o segundo da esq para a dir. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Letras simples, confessionais e diretas… Neutras, mas não necessariamente ruins, como muitos andam dizendo. Lembro-lhes que a temática sentimental não deve ser atrelada a qualquer estilo através de conceitos pré-estabelecidos. Algumas análises devem ser maturadas com um pouco mais de cuidado… Torço para que baladas como 'Diz pra mim' e 'Memórias' toquem nas FM's até fazerem uma lavagem cerebral no povão, mesmo não sendo 'tratados filosóficos', rs. As pessoas precisam entender que a música popular no Brasil não pode se resumir ao funk e ao sertanejo.

Musicalmente, o Malta é foda! Ótimos músicos, um grande vocalista, boas harmonias e uma sonoridade bacana, com peso em várias passagens, o que nos remete aos maiores sucessos do Creed ou Nickelback.

Costumo dizer que alguns dos maiores nomes do rock mundial, independente de seu talento incontestável, conquistaram sua merecida fama muito em função de suas canções mais simples e melosas, vide 'She loves you' dos Beatles ou 'Love of my life' do Queen.

Eu gosto de 'farofa' e na minha opinião 'Supernova' é um bom disco de hard rock cantado em português. O DNA dos caras fica ainda mais evidente na boa interpretação de 'I don't wanna miss a thing', do Aerosmith (que pode ser conferida pela internet), o que ganhou minha simpatia de vez.

Que outros Maltas apareçam por aí e que o som bem feito, bem executado, bem produzido e sério possa ter novamente a relevância que merece.
VIVA O MALTA!

* Henrique Papatella é vocalista da banda mineira Scarcéus

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock