Topo

Notas roqueiras: Hatematter, Branco ou Tinto, Vexus, Republique du Salem...

Combate Rock

19/12/2014 11h52

da equipe Combate Rock

Hatematter (FOTO: DIVULGAÇÃO0

Hatematter (FOTO: DIVULGAÇÃO0

– A banda Hatematter finalizou a produção de seu segundo álbum, "Foundation", que tem data de lançamento marcada para fevereiro. O material é parcialmente baseado na trilogia clássica "Fundação", de Isaac Asimov – eleita, em 1966, a melhor série de ficção científica de fantasia de todos os tempos. "The Plan", faixa do single "The Seldon Plan", que antecipa este lançamento, representa o julgamento de Hari Seldon e tudo que precisa ser feito para que a humanidade tenha uma chance de sobreviver. As letras das músicas conceituais foram criadas pelo letrista Thiago Ribeiro, que cuidou para que a adaptação fosse feita da maneira mais fiel possível a história criada por Isaac Asimov. "Convidar o Thiago para o projeto completou o time que precisávamos para fazer um grande álbum. Discutimos cada momento que deveria fazer parte das músicas, porém o que ele fez na escolha das palavras, e na entrega do produto final, ficou simplesmente incrível! Cada esboço que ele me mandava eu conseguia reviver os momentos do livro que eu tanto amo", enfatiza o baixista André Martins. No lyric video de "The Plan" são apresentadas todas as artes feitas pelo ilustrador carioca Harald Stricker para a parte conceitual do álbum. Stricker, que é conhecido pelo seu trabalho em "Independência ou Mortos", criou as nove ilustrações que representam momentos-chave da história. "A arte de 'Foundation', também criada por ele, retrata Hari Seldon, criador da Psico-história e personagem central da trama", explica André Martins.

– A banda Branco ou Tinto encerrou recentemente parte da turnê do seu primeiro álbum, "50 Segundos", com dois shows em Curitiba. Originária de Cuiabá (MT), tem em sua formação Jimi Moraes, guitarras e vocais, Thiago Araújo, baixo, e Marcus Tubarão, bateria. Desde 2007 na estrada, no ano seguinte foi indicada ao Prêmio Dynamite como revelação nacional e ganhou o Prêmio Hell City como a revelação de Cuiabá. A banda também acaba de lançar seu seu novo videoclipe, "Subconsciente" (que pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=N3UyaOIzedQ), um trabalho gráfico produzido pelo diretor, ilustrador e produtor Fábio Biondo, do Hand Jab Studio.

– O Republique du Salem prepara o seu segundo álbum, que está sendo gravado em Long Beach, Califórnia (EUA). O disco da banda paulistana tem produção do lendário Marc Ford (ex-guitarrista do The Black Crowes) e conta com a participação do talentoso baixista californiano Tom Freund (artista solo/Ben Harper/The Silos). Ford comentou sobre o novo CD, intitulado Republique du Salem: "Estou
bastante empolgado em trabalhar com a Republique. São um grupo talentoso e levam a sério o que fazem. Tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho juntos!" O álbum, em inglês, será o sucessor do elogiado O Fim da Linha Não É O Bastante, pré-indicado ao Grammy Latino nas categorias "Best Brazilian Rock Album" e "Best New Artist".

– A banda paulistana Vexus continua divulgando seu mais recernte álbum, "Novo Tempo", com shows em diversas casas da capital e da Grande São Paulo. A banda está junto há 12 anos, com influências de cena pop rock nacional e internacional, como Bon Jovi, Metallica, Live, Iron Maiden, Nickelback, RPM, Capital Inicial, Roupa Nova, Legiao Urbana, entre outros. "Novo Tempo", o disco foi produzido por Tito Falashi, e traz canções que remetem ao cotidiano, relacionamentos, amores e amizade. A atual formação conta com Marcelo Bachega (vocalista) e Valter Dream (baterista), ambos fundadores da banda, contam ainda com Maestro Carlos Henrique Ferreira (guitarras e violões) desde meados de 2009 e recentemente com Jui (baixo).

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock