Topo

Volte logo, Paul

Maurício Gaia

27/11/2014 14h41

Ok, vocês já leram tudo sobre os shows de Paul McCartney no Brasil, encerrando a turnê de "Out There" (que se iniciou também em Terra Papagali, em 2013). Então não falemos sobre isto – falaremos sobre porque você NÃO DEVE perder a próxima vinda do velho Macca ao país (2015? 2016? vamos torcer).

Paul McCartney, no show do dia 26, em São Paulo (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)

Paul McCartney, no show do dia 26, em São Paulo (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)

Primeiro, pelo motivo óbvio: o homem fez e escreveu parte importante da história do século passado. O impacto de seu trabalho junto aos seus ex-companheiros dos tempos de Beatles transcende a música – sua interferência na sociedade contemporânea afetou marketing e negócios no âmbito cultural, assim como a forma de viver das pessoas e seu comportamento.

Segundo, e talvez o motivo mais importante – apesar de tudo que Paul McCartney fez ao longo dos últimos 50 anos, ele é um artista irriquieto, que lança bons albuns, sem estar preso a formulismos e buscando novas sonoridades e, principalmente, tem orgulho de apresentar estas canções em seus shows, em detrimento de um ou outro hit do passado. Só nos shows recém-apresentados, havia quatro canções do seu último álbum no setlist.

Infelizmente, muitos de seus contemporâneos optaram pelo caminho oposto: encastelaram-se em seus repertórios construídos no passado e, quando em quando, lançam albuns repetitivos e preguiçosos. Ao vivo, acabam se tornando a melhor banda cover de si mesmos.

A terceira razão é puramente subjetiva – o cara parece ser boa praça, embora seja uma estrela de primeira grandeza no showbizz, se comporta no palco e em entrevistas como o tiozão que você pode encontrar em qualquer padaria, supermercado, boteco ou barbearia e trocar idéias importantes sobre assuntos idem: futebol, por exemplo.

Se é verdade que Paul McCartney morreu em 1966, este substituto aí é bom pacas. Volte logo, seja você quem for.

*No player abaixo, o programa Combate Rock sobre o tributo a Paul McCartney, The Art of McCartney, lançado dia 18 de novembro. Clique no player para ouvir

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock