Topo

Brasileiros e Korzus salvam Metal All Stars de fiasco em SP - parte 1

Combate Rock

26/11/2014 06h47

 

Thiago Rahal Mauro – especial para o Combate Rock

FOTOS: THIAGO RAHAL MAURO

A minha impressão e da maioria das pessoas que assistiram o Metal All Stars no Espaço das Américas, no dia 22 de novembro, em São Paulo, foi a de que, se não existissem os músicos brasileiros e a banda Korzus, o evento teria sido um dos maiores fiascos dos últimos tempos, depois do 'Metal Open Air', em São Luís (MA), em 2012.

Resumidamente, o Metal All Stars é uma banda '"over de luxo",  onde um empresário reúne vários músicos internacionais com a intenção de homenagear suas bandas e os maiores sucessos de suas carreiras. A ideia é muito boa, mas se não tiver o mínimo de planejamento e ensaios tudo tende a se perder e se tornar caricato ou até mesmo feito com má vontade por todos.

Todo o 'circo' (no mau sentido) começou quando, um dia antes, Chuck Billy (Testament), Joey Belladonna (Anthrax), Cronos (Venom) e Gus G (Ozzy Osbourne e Firewind) tiveram sua participação cancelada pela produtora. A empresa que organizou o evento disse em nota oficial que eles não vieram ao Brasil por problemas com o empresário norte-americano.

Nas redes sociais, a questão está sendo tratada de outra forma – alguns dos "convidados" nem sabiam que estavam listados no elenco, e outros não conseguiram vistos para o país – o baterista Carmine Appice também estava escalado, mas não compareceu e nenhuma nota oficial sobre o mesmo foi enviada a imprensa.

O baixista David Ellefson (esq.) e o guitarrista Kiko Loureiro

O baixista David Ellefson (esq.) e o guitarrista Kiko Loureiro

Para ajudar os músicos internacionais a não passarem vergonha em São Paulo, a produtora convidou músicos brasileiros para fazer a cozinha e as partes rítmicas das músicas. Quem mais ajudou os gringos foram os brasileiros Baffo Neto (Capadocia), Rodrigo Oliveira (Korzus), Bill Hudson, Rodrigo Simão (Dr. Sin), Kiko Loureiro (Angra) e Felipe Andreoli (Angra).

Como diz o título da matéria, se não fosse os músicos brasileiros o show teria sido um fiasco e muito disso por causa das bandas que abriram o evento. Por volta de 21h30, o Capadocia, de Santo André (SP), foi encarregado de aquecer o público que compareceu ao Espaço das Américas logo cedo.

A banda ainda não é muito conhecida do público paulistano, mas fez um excelente papel e mostrou músicas muito boas como "Survival Instinct", "Stay Awake" e "Standing Still". O grupo ainda mandou ver em duas versões bem elaboradas para "Blackened" (Metallica) e "Spirit In Black/Ghost Of War" (Slayer). Formado por Baffo Neto (vocal e guitarra), Palmer de Maria (bateria), Marcio Garcia (ex-Postwar) e Gustavo Tognetti (ex-Skin Culture), a banda lançou o álbum de estreia "Leader's Speech" justo neste show em São Paulo.

CAPADOCIA – SET LIST:

– Survival Instinct

– Everybody Hates Everybody

– Lord OF Chaos

– Blackened (Metallica)

– Stay Awake

– Leaders In The Fog

– Standing Still

– Spirit In Black / Ghost Of War (Slayer Medley)

– Snake Skin

A cantora Kobra Paige

A cantora Kobra Paige

Em seguida, os paulistas do Project46 tiveram a chance de se apresentar em uma casa grande e com bom público. Atualmente eles são um dos maiores nomes da cena underground e tem mostrado sua força graças ao público mais jovem que tem lotado todos os seus shows por onde a banda passa.

Lançando seu mais recente álbum "Que Seja Feita a Nossa Vontade", de 2014, a banda começou a apresentação com grandes músicas como "Violência Gratuita" e "Desordem e Progresso", mas algo parecia estranho no som que ecoava pelas caixas do Espaço das Américas. O som das guitarras estava muito baixo e permaneceu assim por uma boa parte do show. Até quando as bandas brasileiras terão problemas com qualidade do seu som em shows internacionais?

Com isso, o vocalista Caio MacBessera teve que se desdobrar para chamar atenção do público e conseguiu perfeitamente, pois várias rodas puderam ser vistas durante o show. Outras músicas que foram muito bem aceitas por todas foram "Foda-se" "Acorda Pra Vida". O Project46 é um dos melhores exemplos de como criar algo novo, mas sem deixar de lado a vontade de cantar em português e atingir o público mais jovem, que é o que compra os discos e vai nos shows.

PROJECT 46- SET LIST:

– Violência Gratuita

– Desordem E Progresso

– Vergonha Na Cara

– No Rastro Do Medo

– Na Vala

– Empedrado

– Impunidade

– Foda-se

– Acorda Pra Vida

Na sequência, o Korzus foi o responsável pelo melhor show da noite. Lançando seu mais recente trabalho, "Legion", de 2014, a banda fez jus à fama de que nunca fazem um show ruim, pelo contrário. A única baixa foi o baixista Dick Siebert que não pode tocar já que sofreu um acidente dias antes e foi obrigado a fazer uma cirurgia no braço. Por conta disso, o Korzus convocou o músico Soldado que tocou no álbum "KZS" (1995).

A banda fez um set bem variado com músicas novas e mais antigas, dentre elas as excelentes "Lifeline", "What Are You Looking For", "Correria", "Agony" e "Truth". Destaque para o vocalista Marcello Pompeu e o baterista Rodrigo Oliveira.

Pompeu como sempre bem participativo no show chamou atenção várias vezes para o público o fato de quem sem os fãs as bandas nacionais não existiriam e isto é fato, porém sem os músicos brasileiros boa parte da cena seria muito pobre e fraca. Prestigiem a cena, comprem os discos das bandas nacionais e vão aos shows, pois depois do que vimos neste evento não resta dúvida que temos muito talento e Metal na veia no Brasil inteiro.

KORZUS – SET LIST:

– Lifeline

– Raise Your Soul

– What Are You Looking For

– Bleeding Pride

– Never Die

– Correria (com Bill Hudson)

– Intro / Agony

– Internally

– Guilty Silence

– Truth

– Legion

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock