Topo

Projeto Jazz e Blues na Terra do Samba começa forte em São Bernardo

Combate Rock

30/10/2014 12h06

Marcelo Moreira

O blues ganhou mais um espaço nobre no ABC durante a semana, embora tenha perdido outro. O Boteco Adoniran, na famosa avenida Kennedy, a rua dos bares de São Bernardo do Campo, inaugura na próxima terça-feira oficialmente o projeto Jazz e Blues na Terra do Samba, com a dupla Ivan Marcio (gaita e voz)e Roger Gutierrez (guitarra e dobro). Os dois músicos, do primeiro time do blues nacional, eram residentes das quintes blueseiras do Morrighan's Pub, do bairro Nova petrópolis, também em São Bernardo. Na semana passada, a banda 440 fez o evento-teste para cacifar o empreendimento.

O Boteco Adoniran, premiado por revistas especializadas como um dos melhores bares do ABC e da Grande São Paulo, teve o nome e a inspiração no samba paulistano e em sua principal figura, Adoniran Barbosa, morto em 1982. Tudo remete ao ritmo brasileiro, e o local se tornou referência por exibir ma das mais concorridas rodas de samba da região metropolitana, com duas excelentes bandas de Santo André se revezando às sextas e sábados à noite e também nos almoços de sábado. E é samba mesmo, nada de pagode, com preferência aos grandes clássicos do gênero.

Com três anos de atividade, o empreendimento foi um achado gastronômico e cultural em uma região com poucas opções de música ao vivo de qualidade. Fã de carteirinha de música brasileira, um dos proprietários, Fabio Gomes, também é um apaixonado por blues – como sócio do vizinho Don Quixote, hoje um pizza bar, foi um dos idealizadores da Terça Blues no local, que também se tornou referência no Estado de São Paulo no gênero, recebendo atrações nacionais e internacionais, como Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado, Ivan Marcio e muitos outros.

adoniran

Quase dez anos após vender a sua parte no Don Quixote, Gomes voltou ao ramo de gastronomia e bar com a certada proposta de samba no Adoniram, mas nunca deixou de lado a ideia de resgatar as terças blues no ABC – ele mesmo é um gaitista esforçado, ex-aluno do mestre e amigo Ivan Marcio, a atração da próxima terça-feira. Com o samba pegando fogo na casa, sobrou pouco espaço para a formatação de um novo evento, fato que finalmente agora sai do papel.

Jazz e Blues na Terra do Samba é um projeto necessário e importante, que não deixa o gênero esmorecer. Substitui as quintas blues do já citado Morrighan's Pub, que decidiu optar, neste dia da semana, por projeto de karaokê com banda ao vivo (!?!?!?!?!?), desprezando a música autoral e a música de qualidade, infelizmente.

O Morrighan's, aliás, substituiu outro projeto maravilhoso que desapareceu sem deixar vestígios, a Quinta Blues da filial de São Bernardo do Si Señor, rede de restaurantes mexicanos que fica na mesma badalada avenida Kennedy. Criada em agosto do ano passado, com a dupla Celso Salim e Rodrigo Mantovani como residentes, foi um projeto piloto encampado pelo franqueado da cidade da rede, e os resultados foram muito positivos. Entretanto, foi interrompido na última semana de novembro de 2013 para ser retomdo em fevereiro deste ano, coisa que não aconteceu.

De forma cautelosa, o Jazz e Blues na Terra do Samba, às terças, tem tudo para se firmar como o grande reduto dos dois gêneros no ABC e na Grande São Paulo. O Boteco Adoniram fica na avenida Kennedy, 579, entre o Jardim do Mar e a Vila Dayse, bem em frente ao novo Golden Square Shopping.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock