Topo

Bowie meets Clube da Esquina?

Maurício Gaia

14/10/2014 12h45

Mauricio Gaia

Foi no meio desta madrugada: uma amiga no Twitter manda a pergunta "Vem cá, esta música nova do David Bowie não lembra muito "Cais", do Milton Nascimento?" Fui verificar e, sim "Sue (or In a Season of Crime)" tem  semelhanças com a canção composta por Milton Nascimento e Ronaldo Bastos.

Clube da Esquina, item tão obrigatório quanto Beatles ou Led Zeppelin

Clube da Esquina, item tão obrigatório quanto Beatles ou Led Zeppelin

Coincidência? Plágio? Inspiração? Não sei, somente Bowie pode explicar o que aconteceu. O fato é que Milton Nascimento (que, aliás, está internado em São Paulo – fique bem logo, Milton)  é um dos artistas que é frequentemente regravado no mundo todo. Clube da Esquina, álbum em que aparece "Cais", também é reconhecido internacionalmente. Isto posto, não me parece insano supor que, sim, David Bowie tenha escutado a música ou o disco todo em algum momento da vida. Mas daí a dizer que temos um clássico caso de plágio, vai uma diferença enorme.

O melhor jeito é você mesmo tirar a dúvida:

De qualquer forma, não dá para não se ressaltar a ironia da coisa – o nome da música de Bowie. "To sue" é processar, embora aqui, se trate de Sue, uma mulher. E o subtítulo (ou Em uma Temporada de Crime). Ato falho?

Leia mais sobre David Bowie

Leia mais sobre plágios

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock