Topo

Rápido panorama do metal nacional - parte 3

Combate Rock

08/10/2014 07h00

Marcelo Moreira

arednightmare_arn_web-400x400

– A Red Nightmare – Um dos melhores trabalhos independentes no metal nacional em 2014. A banda do Pará faz um death metal de muita qualidade, com sonoridade moderna e muito brutal. O seu primeiro álbum, auto-intitulado, transpira terror e pandemônio em uma parede sonora impressionante. Os riffs de guitarra são marcantes e afiados nas faixas "Demigod", "Enemy" e "A Red Nightmare part III", as melhores músicas. A bateria é o destaque nas faixas "Hedonist" e " A Red Nightmare part I". A boa gravação é um dso trunfos para que tornar este trabalho muito bom.

– Godhound – Agradável banda que faz um rock básico em "God Above… Hound on the Road", com canções simples, mas bem estruturadas. Á uma mistura bem equilibrada entre southern rock e hard rock, acelerado na medida certa. "On the Road" é bem AC/DC, enquanto que o Motorhead surge, ainda que de leve, em "Dog Day", "Being So Bad" e "Dust N'Beer". É um bom trabalho que merece ser ouvido.

hateforrevenge_return_web-400x407

– Hate for Revenge – Às vezes empolgação é tudo e resolve quase todos os problemas. Essa banda quase conseguiu isso com seu heavy metal tradicional á la NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O EP que a  banda coloca no mercado remete a um som simples e básico, totalmente baseado em riffs de guitarra, remetendo a lendas como Demon e Tygers of Pan Tang, caprichando até mesmo na sonoridade datada. "Return of the Hate" tem bastante intensidade e empolgação, mas carece um pouco de personalidade. Com uma produção melhor obterá resultados bem legais no futuro.

– Pandemmy – Banda poderosa que faz Recife (PE) tremer com um thrash/death de qualidade. O mais recente trabalho, "Reflectios and Rebellions", tem produção caprichada na pancadaria, como na excelente "Ode to the Renegade", exuberante na combinação de timbres de guitarra, e em "Rubicon (Point of No Return)", que nem tão rápida, mas muito pesada e barulhenta. Outra boa surpresa nordestina.

– Skyrion – A banda surgiu como um furacão no final da década passada, com produção impecável no álbum "Beyond Creation ", de 2009. As altas expectativas infelizmente não se confirmaram e o conjunto entrou em um hiato, sucedido por uma reformulação total. Guilherme de Siervi, o guitarrista "dono" da banda, reuniu um time de primeira para gravar "The Edge", um trabalho que mantém o nível do anterior, em uma mistura interessante de Power metal e prog metal, com passagens mais agressivas, quase thrash. Impossível não mencionar a qualidade da vocalista Clarissa Moraes.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock