Topo

Programa Combate Rock - Rock e Política

Maurício Gaia

22/09/2014 22h18

Equipe Combate Rock

Se em seu princípio, nos anos 50, o Rock'n'roll se ocupava basicamente de questões como meninas, carros e gangues, a partir dos anos 60, a temática começa a mudar. Juntamente com aspirações para mudanças na sociedade, o Rock (sem o roll), passou a incorporar em seus temas, aqui e ali, algumas questões políticas e sociais.

The Clash é um dos destaques do programa

The Clash é um dos destaques do programa

Nos anos 70, o furacão punk traz isto de uma maneira explícita, principalmente o punk inglês, que tinha estreitas relações com a música caribenha. À esquerda ou à direita, anarquistas, socialistas, trotskistas, conservadores, ou nenhum deles, muito pelo contrário, todos puderam empunhar suas guitarras para cantas suas convicções ideológicas e suas contradições.

O programa Combate Rock desta semana faz um apanhado de alguns artistas e canções com temas políticos. Como sempre, muita gente boa ficou de fora, como Frank Zappa ou The Who – quem sabe, com a proximidade de um provável segundo turno, o tema volte a ser explorado.

Playlist

1 – Revolution – The Beatles
2 – This Land is Your Land – Woody Guthrie
3 – Ohio – Neil Young
4 – A Change is Gonna Come – Sam Cooke
5 – Love Like Anthrax – Gang of Four
6 – Spanish Bombs – The Clash
7 – Sunday Bloody Sunday – U2
8 – Moon Over Marin – Dead Kennedys
9 – US Forces Midnight Oil
10 – Antisocial – Trust
11 – 51st State Of America – New Model Army
12 – Bulls On Parade – Rage Against The Machine
13 – Cadê o Socialismo – Voluntários da Pátria
14 – Que Pais é Este? – Legião Urbana
15 – Luiz Inácio – Paralamas do Sucesso
16 – Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero) – O Rappa
17 – Pela Paz – Cólera

Clique no player para ouvir

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock