Topo

20 anos do álbum ‘Definitely Maybe’, o primeiro do Oasis

Combate Rock

13/09/2014 22h40

do site Roque Reverso

definitely-maybe-e1409539717455

2014 é um ano recheado de aniversários de 30 anos de discos importantes, mas também conta com obras de destaque de duas décadas. O mês de agosto chegou ao fim tendo o álbum "Definitely Maybe", do Oasis, como aniversariante que merece ser lembrado como elemento decisivo para o rock britânico e verdadeiro símbolo do britpop.

O disco de estreia do grupo inglês foi lançado oficialmente no dia 29 de agosto de 1994.

Antes, porém, a banda já havia bombado, no mesmo ano, com o importante lançamento de três singles de destaque: "Supersonic", "Shakermaker" e "Live Forever".

"Definitely Maybe" pode não ser o primeiro disco do britpop, já que não se pode esquecer de bandas antecessoras que são importantes, como o Stone Roses, o Pulp, o Inspiral Carpets, Suede e o próprio Blur. O álbum foi, no entanto, como "Nevermind" para o grunge e o rock de Seattle, aquela mola propulsora que fez a mídia e os amantes da música despertarem para uma cena que tirou o rock britânico de um momento contestado.

Depois das maravilhas que tantas bandas espetaculares fizeram em décadas passadas, o estilo tradicional (não estamos incluindo nisso o heavy metal) caminhava no Reino Unido para um lado eletrônico que ia muito além do que o New Order administrou bem nos Anos 80 e afastava cada vez mais das composições os acordes rasgados de guitarra.

Para atrapalhar os britânicos, Nirvana, Soundgarden, Alice In Chains, Pearl Jam, Screaming Trees e outras bandas de Seattle dominavam o planeta e transformavam o grunge em febre mundial justamente com guitarras sujas e pesadas.

Ironicamente, "Definitely Maybe" foi lançado poucos meses depois da morte de Kurt Cobain. Depois disso, o mundo do rock deixou um pouco de olhar apenas para o que acontecia em Seattle e passou a observar mais atentamente o que dois irmãos polêmicos de Manchester estavam produzindo: Liam e Noel Gallagher.

"Definitely Maybe" tem marcas que não podem ser ignoradas. Foi o álbum de estreia que vendeu mais rápido na história da Inglaterra. Mundialmente, vendeu 18 milhões de cópias. Faz parte também da seleta lista do livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer", de Robert Dimery.

Em 2004, foi lançado "Definitely Maybe The Documentary". O documentário tem cerca de 1 hora de duração e acompanhou o DVD de comemoração de 10 anos do álbum. Desde o dia 20 de maio de 2014, agora nas comemorações de 20 anos, a película está disponível para ser assistida na internet gratuitamente na íntegra, em inglês e sem legendas.

Como já informou em fevereiro o Roque Reverso, o Oasis relançará neste ano os três primeiros álbuns de estúdio. Segundo a banda, que encerrou as atividades em 2009, os discos virão totalmente remasterizados e ainda deverão trazer uma coleção de gravações raras e faixas inéditas. "Definitely Maybe" foi o primeiro da lista e a nova roupagem chegou para os fãs no dia 19 de maio.

Para comemorar os 20 anos deste álbum clássico, o Roque Reverso descolou três clipes no YouTube. Fique inicialmente com "Supersonic". Depois, fique com "Cigarettes & Alcohol" e "Rock 'n' Roll Star".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock