Topo

Rádios rock de São Paulo contam suas histórias em livro

Combate Rock

02/09/2014 07h00

Marcelo Moreira

Quase simultaneamente , as duas principais emissoras dedicadas ao rock do Brasil, ambas de São Paulo, decidiram patrocinar o lançamento de livros com suas marcas revisando o passado, numa tentativa de resgatar o interesse por um gênero musical que está em xeque no País, com a perda contínua de interesse de um público difuso e pouco disposto a ouvir coisa nova e buscar informação.

"Classic Rock by Kiss FM" tem um cunho didático. Sem muita ambição, a obra, que não tem assinatura, pretende fazer um brve passeio pela história do rock. Criação coletiva da equipe de jornalistas, apresentadores e produtores da emissora paulista, o livro foi editado pela Universo dos Livro com um projeto gráfico simples, mas bastante eficiente, misturando pequenas análises introdutórias de cada fase e cada subgênero com biografias rápidas dos principais artistas, além de linhas do tempo com a evolução e o surgimento de bandas.

Na contracapa, a mensagem definitiva da "missão" da iniciativa: "Feito por roqueiros apaixonados, transmite o legado de amor ao rock às próximas gerações". O recado é claro: existe uma preocupação com o aparente desinteresse atual pelo gênero e o livro, qualquer livro, sobre música é uma ferramenta importante para reacender a chama, segundo os autores de "Classic Rock by Kiss FM". Não é à toa que as livrarias estão lotadas de biografias de artistas e bandas de rock, ou aspectos analíticos de determinados períodos.

Outro ponto importante da obra é o texto enxuto, até mesmo simplório, despido de requinte ou estilo. Como uma música dos Ramones, é reto e direto, como convém a um livro que se pretende didático e introdutório, uma espécie de porta de entrada para o fascinante mundo roqueiro. Eficiente, dá a medida exata da importância de cada artista sem recorrer a adjetivos em excesso. Faltou apenas um cuidado maior ao recomendar uma discografia selecionada de cada artista, fase ou subgênero. O preço é um pouco salgado: R$ 44,90.

kissfm

Já a 89 FM, que voltou recentemente ao rock depois de um período longo e nebuloso dedicada a outros estilos menos glamourosos (eu diria abomináveis). O rock agradece por isso. Reassentada no dial e aos poucos resgatando a aura de alternativa e inovadora dos anos 80, a 89 FM convocou um craque do pop rock nacional para apresentar a história do empreendimento pioneiro em São Paulo, que adquiriu a mesma importância do que a Fluminense FM, do Rio de Janeiro, um pouco mais antiga.

Ricardo Alexandre, jornalista, pesquisador e escritor, autor do ótimo "Dias de Luta", entre outros livros, assumiu a tarefa de vasculhar os arquivos fotográficos e sonoros da emissora e contar a sua história com seu texto preciso e objetivo, mas também elegante.

Assim como a obra da Kiss FM, é uma iniciativa feita sob encomenda, então não espere os questionamentos e análises críticas ferinas que o autor costuma inserir em seus trabalhos. Entretanto, aborda fatos mais delicados, digamos assim, com sabedoria e inteligência. Alexandre não poupa diretores e proprietários po soluções que ele considerou "estapafúrdia" quando da mudança de perfil da rádio, no começo dos anos 2000, abandonando o rock.

89

O texto é bem detalhista ao relatar os bastidores do retorno ao rock, ele se tornou sinônimo de história do pop rock nacional com suas obras e documentários. Com as toneladas de informações coletadas em "Dias de Luta" e "Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar", conseguiu amarrar de forma bem eficiente fatos históricos da vida da emissora com os do rock dos anos 80, entrelaçando anedotas e bastidores, bem como comentários sobre a trajetória de alguns artistas.

A obra não tem o estofo das duas anteriormente citadas – nem era esse o objetivo, até por ser uma obra sob encomenda, digamos assim -, mas serve como um documento histórico complementar importante, que compõe um quadro interessante do rock nacional, além de registrar momentos interessantes de uma emissora importantíssima de rádio no dial brasileiro. O preço da obra, da editora Tambor, é R$ 39,90.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock