Topo

Notas roqueiras: Kattah, Encéfalo, Skyrion...

Combate Rock

01/09/2014 17h00

da equipe Combate Rock

– Ao contrário de que alguns podem generalizar, vocais femininos no Metal não são exclusividade do estilo Gothic Metal. Na própria cena brasileira temos vários exemplos de versatilidade nos vocais femininos, como Dani Nolden (Shadowside), Fernanda Lira (Nervosa), Daísa Munhoz (Vandroya) e Aline Strike (Fire Strike), apenas para citar algumas. Cada uma delas tem uma voz incrível e estilos completamente diferentes entre si. O Skyrion, que hoje conta com os vocais de Clarissa Moraes (ex-Illustria), é outro que foge do "padrão". O grupo, que lançou seu debut "Beyond Creation" (2009) pela Hellion Records, trazia a interessante mistura de Power, Prog, Thrash, Death e Melódico, e um vocal feminino à frente. Nada lírico nem gutural, mas agradou e o álbum foi licenciado na Rússia. "Sempre apreciei as bandas com vocais femininos como Nightwish, After Forever, Lacuna Coil e Epica, assim como Arch Enemy. Mas o vocal feminino no Metal pode se expandir para muitas vertentes", explica o guitarrista e fundador Guilherme de Servi. Com sua nova formação, o Skyrion voltou ao estúdio para registrar o segundo álbum, "The Edge", em que refina as características do debut e traz a bela performance de Clarissa, reforçando que cantoras de Heavy Metal não precisam se resumir ao Gothic nem ao extremo, conforme observa o guitarrista: "É natural que cantoras que fazem sucesso se tornem influências ou criem tendências. Mas acho importante buscar uma própria personalidade. Vocal feminino não precisa necessariamente soar Tarja nem Angela. A rainha Doro Pesch está aí até hoje para provar isso."

– O Encéfalo acaba de apresentar um pouquinho do que poderemos conferir no segundo álbum do grupo. A nova música foi disponibilizada na compilação idealizada pela empresa brasileira Metal Media. Sob o título de 'Endless Suffering', a faixa estará no vindouro álbum 'Die To Kill', trabalho que sucederá a bem recebida estreia, 'Slave of Pain'.

– O Kattah prepara-se para o lançamento de seu segundo CD "Lapis Lazuli" que foi produzido por Roy Z e Andy Haller, que já trabalharam com artistas como Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Rob Halford, Sepultura, André Matos e System of a Down. Em 2014 a banda vem com força total após a grande repercussão do debut álbum, que inclusive rendeu uma tour europeia ao lado do Angra por cinco países em 2011.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock