Topo

Os 65 anos de Mark Knopfler, do Dire Straits

Combate Rock

26/08/2014 17h00

do site Roque Reverso

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Parece mentira, mas Mark Knopfler, líder, vocalista e, mais do que tudo, excelente guitarrista da já extinta banda Dire Straits, completou 65 anos nesta terça-feira, dia 12 de agosto de 2014. A idade naturalmente chega para todos, mas para muitos dos grandes nomes do rock, a terceira idade dá a impressão de que nunca vai chegar.

Nascido na Escócia, em 1949, Mark Knopfler figurou por muitos anos entre os maiores nomes da música pop. Para a molecada de hoje em dia, o nome dele pode ser pouco conhecido, mas, para quem viveu o fim do século passado, mais precisamente os Anos 80, este guitarrista jamais sairá da mente dos amantes do bom e velho rock n' roll.

Se você tem menos de 25 anos, saiba que este guitarrista era endeusado na época nos mesmos moldes que Slash é atualmente. O Dire Straits surgiu somente em 1977, mas Knopfler, que estudou jornalismo, já esboçava a tendência pela devoção à guitarra desde 1973, quando se mudou para Londres.

Com o Dire Straits, ele lançou bons discos, como "Dire Straits", de 1978, "Communiqué", de 1979, "Making Movies", de 1980, e "Love over Gold", de 1982. Mas foi com "Brothers in Arms", de 1985, que Knopfler rompeu todas as barreiras e atingiu sucesso incrível no mundo todo.

O álbum vendeu mais de 30 milhões de cópias no planeta. Aproveitando os clipes da MTV, emplacou hits, como "Money for Nothing", "Brothers in Arms" e "Walk of Life".

O Dire Straits era uma grande banda, mas Mark Knopfler sobrava e brilhava demais, fazendo coisas incríveis com a guitarra. Depois do último álbum de estúdio do grupo, "On Every Street", de 1991, o músico se dedicou à carreira solo, com oito discos lançados, mas também chegou a participar de trilha sonoras de filmes e colaborar em álbuns de outros artistas.

Recentemente, Mark Knopfler participou do disco "The Breeze (An Appreciation of JJ Cale)", que é uma homenagem de Eric Clapton a JJ Cale, que morreu em julho de 2013.

A exposição de Knopfler na música pop e também no rock é pequena demais perto do que foi visto nos Anos 80. E seria bem legal vê-lo novamente brilhando como antigamente, mas ele parece estar satisfeito com o momento atual.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock