Topo

Deep Purple: relançamentos de luxo chegam às lojas

Combate Rock

20/08/2014 06h49

Marcelo Moreira

O Deep Purple se aproxima dos 50 anos de carreira e não perde tempo: começa a despejar uma série de suculentos relançamentos. O mais imediato deles, e que já está nas lojas do Brasil, é a enéssima reedição do classicaço "Made in Japan", frequentemente listado como um dos cinco mais importantes álbuns ao vivo de todos os tempos no rock. A nova versão, chamada de "Deluxe", traz dois CDs, do registro feito no Japão em 1972, nas cidades de Tóquio e Osaka, quando a banda estava no auge da segunda formação e contava com Ian Gillan (voz), Jon Lord (teclado) e Ian Paice (bateria), Ritchie Blackmore (guitarra) e Roger Glover (baixo).

Embalado em caixa de papel, o lançamento possui livreto com fotos da turnê, histórias da viagem e da gravação das apresentações, além de depoimentos de nomes como o guitarrista Slash. Remasterizado das fitas originais, os CDs somam 13 faixas, e com um som ainda mais poderoso – e tudo supervisionado por Roger Glover, que sempre foi um respeitado produtor musical

O primeiro disco traz as músicas do disco original, entre elas estão a conhecida "Highway Sta"r, que abre o concerto, a balada "Child In Time" e o clássico da banda "Smoke On The Water". O segundo álbum conta com seis composições extraídas das três noites que a banda tocou no país: duas versões para "Black Night" e para' Speed King", além da canção "Lucille". O preço médio no Brasil é de R$ 42.

No exterior, chegou às lojas no começo de agosto a bela caixa "Hard Road – The Mark 1 Studio Reordinsg 1968-1969". Feita na medida para colecionadores, na verdade é uma joia que vai interessar a todos que gostam de rock bem feito. São cinco CDs reunindo os três primeiros álbuns da banda, que contava com o vocalista Rod Evans e o baixista Nick Simper, que dariam lugar em 1969 a Gillan e Glover, então integrantes do Episode Six.

deeppurplemadeinjapan

Os álbuns "Shades of Depp Purple" (1968) e "Book of Taliesyn" (1969) aparecem, cada um, com dois CDs, sendo uma versão mixada em mono e outra em estéreo. Os quatro CDs estão recheados de bônus, com takes alternativos, remixagens diferentes e gravações ao vivo. O quinto CD, trazendo o terceiro álbum, "Deep Purple" (1969), tem apenas a versão em estéreo, também com bônus.

É uma excelente oportunidade para encontrar um Deep Purple quase desconhecido das novas gerações, oscilando entre a psicodelia e o rock progressivo, com a nítida liderança de Jon Lord, o mago dos teclados que também era maestro. Nos 18 meses que entremeiam o lançamento dos três álbuns, o grupo patinou e vendeu muito pouco, causando desespero em Blackmore e em Lord.

Alguma coisa precisava ser feita naquele segundo semestre de 1969 e foi o guitarrista que tomou as rédeas do quinteto, sugerindo uma guinada ao hard rock que estava em alta na época, com Cream (que já tinha se esfacelado), Jimi Hendrix Experience, The Who e Led Zeppelin, entre outros. Decisão mais do que acertada, assim como a troca de integrantes.

Antes,porém, Blackmore teve de fazer uma concessão a Lord, que conseguiu emplacar ainda em 1969 o quarto álbum da banda, "Concert for Group and Orchestra", com composções de sua autoria de cunho erudito. Foi a estreia de Gillan e Glover, que quebraram tudo de fato no quinto álbum, o fantástico "In Rock", de 1970.

deep_purple_hardroad-480x480

Homenagem a Jon Lord

Os pacotes não param de surgir. O Deep Purple também lidera um lançamento duplo impressionante, que deve chegar ao mercado em setembro. Dois anos após sua morte, o tecladista e maestro inglês Jon Lord será homenageado pela gravadora Ear Music com dois novos projetos. São os registros em CD e DVD contendo dois grandes concertos realizados na Inglaterra reunindo amigos e ex-companheiros na celebração da música de um dos principais nomes da história do rock.

O primeiro é um CD /DV duplo com o título "Celebrating Jon Lord – The Rock Legend", mostrando parte do trabalho dele com o Deep Purple e suas incursões solo. Aparentemente, é o mais interessante dos dois trabalhos.

O concerto reuniu gente como o baixista e vocalista Glenn Hughes, que foi companheiro de Purple de Lord, o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson (que participou do último álbum solo do tecladista, lançado em 2011), o amigo Rick Wakeman, tecladista do Yes por muitos anos, e um admirador, o guitarrista e cantor Paul Weller (ex-The Jam).

Também participam antigos colaboradores, como os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody, ex-companheiros de Whitesnake, a guitarrista escocesa de blues rock Sandi Thom e o cantor Steve Balsamo, em gravação realizada no mítico Royal Albert Hall, em Londres.

No segundo CD, o registro de uma apresentação exclusiva do Deep Purple, com músicas do novo álbum, incluindo duas dedicadas a Lord – "Uncommon Man" e "Above and Beyond".

O outro álbum dá mais ênfase ao trabalho de orientação erudita de Jon Lord. "Celebrating Jon Lord – The Composer" traz obras conceituais e criadas para orquestra em sua carreira solo e também no Deep Purple e tem a participação da Orion Orchestra, em gravação também realizada no mítico Royal Albert Hall.

Este trabalho será editado em CD e DVD simples, com as participações de Rick Wakeman, Micky Moody, Bernie Marsden, Steve Balsamo e o cantor Miller Anderson, figura constante nos álbuns solo de Lord. Segundo o site da EarMusic, os dois trabalhos devem ser lançados em 26 de setembro, com parte da renda revertida para instituições de caridade.

Lista de músicas

jonlord2

Celebrating Jon Lord – The Rock Legend'

01. Things Get Better featuring Paul Weller / originally by Jon Lord's Artwoods
02. I Take What I Want feat Paul Weller and Micky Moody / originally by Jon Lord's Artwoods
03. Silas and Jerome (featuring Phil Campbell from The Temperance Movement, Ian Paice, Bernie Marsden. Originally by Paice Ashton Lord)
04.: I'm Gonna Stop Drinking (featuring Phil Campbell from The Temperance Movement, Ian Paice, Bernie Marsden. Originally by Paice Ashton Lord)
05. Soldier of Fortune (with Steve Balsamo, Sandi Thom and Micky Moody) originally by Deep Purple
06. You Keep On Moving (with Glenn Hughes, Bruce Dickinson, Ian Paice, Don Airey and Micky Moody) originally by Deep Purple
07. Burn (with Glenn Hughes, Bruce Dickison, Ian Paice, Don Airey and Rick Wakeman) / originally by Deep Purple
08. Deep Purple, Mk. III: This Time Around (with Glenn Hughes) originally by Deep Purple

CD2 byIan Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Don Airey, Steve Morse

1. Uncommon Man
2. Above And Beyond
3. Lazy featuring Stephen Bentley-Klein, Violine
4. When A Blind Man Cries
5. Perfect Strangers
6. Black Night
7. Hush feat. Bruce Dickinson, Rick Wakeman, Phil Campbell, Bernie Marsden, Micky Moody

jonlord1

 

"Celebrating Jon Lord – The Composer" 

01. Fantasia from Sarabande
02. Durham Awakes from Durham Concerto
03. All Those Years Ago (with Steve Balsamo and Micky Moody)
04. Pictured Within (with Miller Anderson) from the album Picture Within
05. Sarabande from Sarabande (with Rick Wakeman)
06. One From The Meadow (with Margo Buchanan)
07. Bourrée from Sarabande
08. Afterwards (with Jeremy Irons and Paul Mann)

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock