Topo

Tame Impala acusado de plágio

Maurício Gaia

19/08/2014 07h50

Uma das bandas mais queridinhas do momento, Tame Impala está sendo acusada de plágio, justamente em um de seus maiores hits – a música "Feels Like We Only Go Backwards".

Tame Impala (Foto: Divulgação/Facebook)

Tame Impala (Foto: Divulgação/Facebook)

Segundo o site chileno Rata.Cl, foram identificadas semelhanças entre o hit da banda australiana e uma música lançada no final dos anos 80, por um cantor teen argentino, Pablito Ruiz. Realmente, não só a progressão harmônica como a melódica das musicas são ~semelhantes~, para não dizer que são idênticas. Veja no vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.

 

Outros casos de plágio

Infelizmente, plágio não é um fato incomum na música e tem alguns casos que ficaram lendários no Rock. Talvez o Led Zeppelin seja a banda com maior número de processos na história, normalmente resolvidos com acordos extra-judiciais, onde os reclamantes passaram a receber créditos por músicas que haviam sido "compostas" pela dupla Page/Plant – a relação de músicas é extensa e inclui muitos de seus grandes hits, como "Whole Lotta Love" e "Bring it on Home". (Clique no player para ouvir o Drop sobre estes plágios)

Outra banda que também é frequente nos processos judiciais é a badalada (e soporífera) Coldplay. Nem Joe Satriani eles perdoaram. Outro caso escandaloso foi o que envolveu Rod Stewart, que chupou "Taj Mahal", de Jorge Ben (atual Benjor) para compor seu hit "Do Ya Think I'm Sexy". Nem mesmo o grande Ritchie Blackmore não ficou livre também de acusação de plágio. O riff que todo garoto aprende nos primeiros cinco minutos de guitarra, o de "Smoke on The Water" guarda uma assombrosa semelhança com "Maria Moita", de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Composta em 1962, a música foi gravada por Astrud Gilberto e seus autores nunca contestaram judicialmente a banda inglesa sobre isto.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock