Topo

Rush deve reeditar primeiro show com Neil Peart para comemorar 40 anos

Combate Rock

31/07/2014 07h04

Marcelo Moreira

RUSH-ABC 1974

Quando o baterista do Rush John Rutsey saiu da banda, o trio estava em um beco sem saída. Apesar do hard rock energético calcado no Led Zeppelin ter boa aceitação na cidade natal, Toronto, no Canadá, o primeiro álbum da banda, "Rush", não empolgou o mercado norte-americano. Para os críticos do sul da fronteira, "era mais do do mesmo". E, se era para ser assim, eles já tinham Kiss e Aerosmith.

A troca de baterista foi o passo primordial para diversificar o som da banda sem alterar as características básicas – até porque não daria para criar novo repertório em tão pouco tempo. Naquele ano de 1974, a entrada de Neil Peart nas baquetas redefiniu não só a sonoridade do grupo, mas totalmente o seu rumo, dando um futuro para um tri0 desacreditado e desprezado nos Estados Unidos.

A chegada de Peart à ao trio canadense completa 40 anos e a banda já prepara material para as comemorações. O primeiro álbum, aquele que não caiu no gosto dos americanos, deve ser reeditado ainda neste ano, de acordo com alguns sites dos Estados Unidos e Canadá. ão se sabe, no entanto, se haverá material extra como bônus.

Outra iniciativa é a reedição até o final do ano de uma raridade que finalmente chegou ao mercado em 2012.  "Rush ABC 1974″, é mais do que um documento histórico: é a prova de que é possível uma banda até então mediana se transformar em um vulcão sonoro.

A gravação em questão circulou por anos em CD pirata desde 1990 pelo mundo, bem como na internet a partir de 2002, sempre com o nome "Live at the Agora Ballroom 1974″, em alusão ao show realizado na cidade Cleveland, nos Estados Unidos.

O show é simplesmente o primeiro de Neil Peart com o trio e mostra uma inequívoca evolução desde o lançamento do primeiro álbum, ainda no começo de 1974. É bom não confundir essa gravação com uma apresentação ao vivo nos estúdios da mesma rádio que transmitiu ao vivo show para Cleveland.

A qualidade do áudio é ótima, trazendo toda a energia e a técnica do Rush na estreia de seu novo baterista. A transmissão também inclui registros de duas faixas nunca lançadas do Rush, "Fancy Dancer" e "Garden Road".

A apresentação acabou sendo um sucesso de crítica, que passou a olhar com outras olhos aquele trio energético com um baixista/cantor com voz esquisita. A série de três shows em Cleveland rendeu vários convites para novos shows em na região de Ohio e depois na costa oeste norte-americana.

Durante a turnê, o álbum de estreia acabou sendo relançado nos Estados Unidos e no Canadá, o que facilitou a entrada das músicas na programação das rádios, em especial "Finding My Way", "Working Man" e "Here Again". Ainda não dava para vislumbrar a potência musical hard/progressiva que a banda se tornou, mas deixa claro que a mudança transformou de forma inequívoca o som pesado do trio canadense.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock