Topo

Led Zeppelin continua caçando níqueis com reedições sem novidades

Combate Rock

29/07/2014 16h01

Marcelo Moreiraledzeppeliniv14

A máquina de caçar níqueis comandada por Jimmy Page continua a todo vapor. Depois de os três primeiros volumes da série de reedições com bônus chegar ao Brasil no mês passado, ao preço de R$ 100, em média, os administradores do espólio do Led Zeppelin anunciam mais dois álbum com material adicional, em CD, para o segundo semestre.

Agora é a vez de "Led Zeppelin IV" (1971) e "Houses of the Holy" (1973), que vêm na sequência dos três primeiros álbuns, em ordem cronologicamente. E, se nos três anteriores havia alguma "novidade", como trechos de ensaios vendidos como "músicas inéditas", agora a desfaçatez é maior: os CDs duplos apresentam somente remixagens diferentes – e remixes (que medo!!) – das faixas originais. As remixagens e os remixes são considerados como "faixas inéditas", embora não sejam músicas inéditas. Na verdade, tudo não passa de uma picaretagem.

Na Inglaterra, são vários os formatos do novo empreendimento comandado por Jimmy Page: CD single, CD duplo, LP, LP duplo, download digital, caixa contendo todos os formatos e ainda um livreto com 80 páginas. "Led Zeppelin IV" traz no CD adicional versões diferentes para as as oito faixas oiginais – as tais remixagens e remixes. Muito pouco a mais para tanto estardalhaço. Nem mesmo uma edição especial para  "Stairway to Heaven", gravada no Sunset Sound Studios, em Los Angeles, justifica "vender" o material como "novidade".

"Houses of the Holy", por sua vez, terá menos novidades ainda no CD adicional. São versões das faixas originais com o acréscimo de uma guitarra ali, um teclado aqui, ou mesmo uma versão demo, antes da finalização, como "The Ocean". Algo que é apenas curioso, não mais do que isso, que não vale uma reedição cara e sem sentido.

Os fanáticos irão comprar, e é bom que assim seja, mas o fato é que não se trata de um material essencial. O baú do Led Zeppelin já está esgotado ha muito tempo, e não existe mais nada de bom ou de raro a ser resgatado que já não tenha sido editado em LPs e CDs piratas a partir dos anos 80.

ledzeppelinhouses14

O que de supostamente existe de músicas inéditas, provavelmente, já saiu em uma grande e bela caixa pirata de CDs chamada "Cabala", cuja versão mais famosa continha oito discos – com muita enrolação, com mais dez takes de cada música, por exemplo, e muitos ensaios desleixados. Entretanto, tinha também execuções primorosas de clássicos do rock dos anos 50 e versões pesadas e energéticas, além de tentativas de composição em estúdio, a maioria nunca finalizada.

O que o baú do Led pode revelar de legal e interessante é a quantidade inesgotável de gravações de shows de ótima qualidade do período entre 1969 e 1973, além de boas apresentações da turnê norte-americana de 1975. Por que Page não edita esse material em CD ou em formato digital? Sera muito mais honesto e justo com os fãs do que ficar remixando faixas já conhecidas e vendê-las como "novidade".

Por que não lançarem CD, por exemplo, a bombástica apresentação da banda no Festival de Montreux, em 1970, na Suíça? O áudio foi lançado nos anos 90, em formato de CD pirata, com o nome de "Led Zeppelin Plays Pure Blues", em uma qualidade de som que pode ser considerada entre razoável e boa, já que houve captação direto da mesa de som. Com o devido tratamento e produção, pode se tornar um CD ao vivo fantástico. Por que esse tipo de coisa não vem a público, em vez de remixes desinteressantes e trechos de ensaios modorrentos/

Conteúdo das novas reedições

Led Zeppelin IV – Disco original 
1- Black Dog
2- Rock and Roll
3- The Battle of Evermore
4- Stairway to Heaven
5- Misty Mountain Hop
6- Four Sticks
7- Going to California
8- When the Levee Breaks

CD adicional
1- Black Dog, Basic Track With Guitar Overdubs
2- Rock and Roll, Alternate Mix
3- The Battle of Evermore, Mandolin/Guitar Mix From Headley Grange
4- Stairway to Heaven, Sunset Sound Mix
5- Misty Mountain Hop, Alternate Mix
6- Four Sticks, Alternate Mix
7- Going to California, Mandolin/Guitar Mix
8- When the Levee Breaks, Alternate U.K. Mix

Houses of the Holy – Disco original 
1- The Song Remains The Same
2- The Rain Song
3- Over the Hills And Far Away
4- The Crunge
5- Dancing Days
6- D'yer Mak'er
7- No Quarter
8- The Ocean

CD adicional
1- The Song Remains The Same, Guitar Overdub Reference Mix
2- The Rain Song, Mix Minus Piano
3- Over the Hills And Far Away, Guitar Mix Backing Track
4- The Crunge, Rough Mix – Keys Up
5- Dancing Days, Rough Mix With Vocal
6- No Quarter, Rough Mix With JPJ Keyboard Overdubs – No Vocal
7- The Ocean, Working Mix

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock