Topo

O blues do Mississippi no trabalho de Marcelo Naves e Danilo Simi

Combate Rock

22/07/2014 06h34

Marcelo Moreira

Blues surpreendente e interessante, ainda que seguindo a tendência brasileira de revisitar os clássicos do gênero. Vem do Vale do Paraíba mais uma dupla azeitada e com novo álbum nas lojas. "Blues Alive", de Marcelo Naves e Danilo Simi, é o nome da obra que está sendo exibida em shows por todo o Estado de São Paulo.

E foi em um Sesc Rio Preto lotado que a dupla, acompanhada pelo guitarrista Nicolas Simi, irmão de Danilo, fez mais um lançamento do CD. Gaitista de excelentes recursos, Naves extrai sons diversificados e versáteis em cada clássico do gênero, sempre em cima de bases e solos deviolão e guitarra de bom gosto de Danilo.

O repertório mistura músicas próprias, como "Two Girls Jazz" e "Feela's Boogie", com clássicos de Little Walter, Muddy Waters e o onipresente Robert Johnson. deste,aliás, é o ponto alto do show, com a execução do hino "Crossroads Blues" e da maravilhosa "Come in My Kitchen". "Conseguimos um bom equilíbrio entre nossas versões para os clássicos e o que normalmente estas músicas pede. Nosso trabalho tem sido bastante reconhecido e o CD, gravado ao vivo, captou a atmosfera de nosso show", comemora Naves.

Marcelo Naves (centro) e Danilo Simi (dir.) em ação no Sesc Rio Preto em julho de 2014, acompanhados de Nicolas Simi (esq.) (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Marcelo Naves (centro) e Danilo Simi (dir.) em ação no Sesc Rio Preto em julho de 2014, acompanhados de Nicolas Simi (esq.) (FOTO: MARCELO MOREIRA)

A opção por concentrar-se no material da região conhecida como Delta do Mississippi, no sul dos Estados Unidos, acabou por diferenciar a dupla em relação a outros artistas do gênero, como Ivan Marcio (gaita e voz) e Roger Gutierrez (violão e guitarra) e Big Chico (gaita e voz), por exemplo que se voltam mais para a vertente de Chicago, ou a dupla Celso Salim (voz e violão) e Rodrigo Mantovani (baixo), que aposta no blues tradicional dos anos 30 e 40 .

"Embora seja um repertório mais específico, estamos confortáveis com essa escolha neste momento de nossas carreiras e as músicas estão fluindo bem e de forma coesa. É claro que é um diferencial para nós", diz o gaitista Naves. O CD da dupla está à venda em algumas lojas do Estado ou então pode ser encomendado diretamente por meio do perfil dos músicos na rede social Facebook.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock