Topo

Bobby Womack, a fábrica de hits da soul music

Maurício Gaia

29/06/2014 19h15

Bobby Womack pode ser um nome desconhecido por muitos no Brasil. Afinal, ele teve que competir com gente como Sam Cooke, Otis Redding, Marvin Gaye. Entretanto, o cantor, morto na sexta-feira passada, foi o que teve carreira mais longeva e recheada de hits.

Bobby Womack e uns amigos (Foto: (John Bellissimo)

Bobby Womack e uns amigos (Foto: (John Bellissimo)

Womack reúnia características únicas: cantava bem, era bom guitarrista e exímio compositor. Graças a uma composição sua, uma banda inglesa conseguiu atingir o top parade na Grã-Bretanha – uns tais de Rolling Stones, com "It's All Over Now", em 1964.  Junto com seus irmãos, formou ainda nos anos 50, o grupo "The Valentinos", que contava com o apoio de Sam Cooke. Bobby Womack chegou a ser guitarrista da banda de Cooke. A parceria entre eles durou até a morte de Cooke, assassinado em um hotel na California.

Bobby Womack também acompanhou diversos outros artistas, como Aretha Franklin, Ray Charles, Wilson Pickett, mas sua carreira solo deslanchou somente nos anos 70, quando emendou hits como ""That's The Way I Feel About Cha", "Woman's Gotta Have It" e "Lookin' for a Love". Outro sucesso, "Across the 110th St." foi reutilizado anos depois pelo diretor Quentin Tarantino, no filme "Jackie Brown".

Assim como seus contemporâneos Gaye, Cooke e Redding, Bobby Womack teve uma vida conturbada e quase que a teve encerrada prematuramente (como os demais). Após três meses da morte de Cooke, casou-se com a viúva Barbara. O casamento acabou anos depois, quando ela descobriu que Bobby tinha um caso com a enteada e tentou acertar-lhe um tiro de revólver – quase acertou. Além disto, o uso constante e abusivo de álcool e outras drogas fazia com que Womack fosse figurinha fácil nos bolões da morte.

Em 2010, passou a colaborar com Damon Albarn, no projeto Gorillaz. Albarn produziu o último álbum de Womack, "The Bravest Man in The Universe". Ao morrer, Womack estava trabalhando em um novo álbum, com colaborações de Stevie Wonder, Snoop Dog e Rod Stewart. Recuperado de um câncer na próstata e no cólon, Bobby Womack sofria de diabetes e apresentava sinais de Alzheimer.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock